De amor à inspiração: Um pouco sobre Juliana D’Agostini

“Pra mim, o maior objetivo da música, é fazer com que ela se comunique diretamente com o sentimento das pessoas.”

Juliana D’Agostini

Se existe uma palavra que define Juliana D’Agostini, esta é paixão. Aos 30 anos, 25 deles dedicados à música, ser regida pelos sons com convicção e entusiasmo a transformou na maior revelação do piano de sua geração.

Reconhecida como uma das mais importantes pianistas da atualidade, D’Agostini acumula importantes prêmios internacionais e passou pelas mais prestigiosas escolas de música clássica do mundo, dentre elas a Juilliard School – Nova Iorque, New England Conservay – Boston, Conservatorie de Paris, Hochschule für Musik “Hanns Eisler” – Berlin, Arizona State University – Arizona e USP no Brasil.

Determinada, o caminho percorrido para atuar em salas de concerto como o Carnegie Hall exigiu dedicação e disciplina daquela menina que aos cinco anos se apaixonou pelo piano.

Inspirada pelos grandes gênios da música, Juliana assumiu o compromisso de transmitir o legado de grandes compositores – Chopin, Liszt Rachmaninoff e outros – à nova geração. “É necessário que alguém mantenha a tradição da música de concerto viva no Brasil”.

Juliana vem inspirando milhares de crianças a conhecerem a arte de seu instrumento. “O piano é uma extensão do meu corpo. Com ele vivo a experiência do amor incondicional e quero transmitir isso aos futuros pianistas.”

Além da atuação em salas de concerto, a metodologia de ensino de Juliana já atinge milhares de crianças e adolescentes. Nesses projetos a artista difunde a cultura buscando cultivar os melhores pianistas do amanhã, defendendo a educação musical na vanguarda da tecnologia e construindo um público jovem através de experiências de música ao vivo.

A discografia da artista abrange obras de grandes compositores como Chopin, Liszt, Grieg, Cesar Franck, Villa-Lobos, Vieuxtemps, Stravinsky, Rachmaninoff, Fauré e Nino Rota que são defendidos com convicção e excelência técnica.

O projeto “crossover” de D’Agostini cria pontes musicais entre a música erudita e outros estilos musicais, obtendo assim novos significados, perspectivas e caminhos para sua obra.

O novo lançamento de Juliana vem ao lado do violinista e spala da OSESP Emmanuele Baldini, pela Sony Music, com obras de Stravinsky e Fauré.

O que falam de Juliana

“Juliana D’Agostini faz parte dos novos talentos da música clássica. Ela demonstra perfeito entrosamento com a técnica pianística, tem alto nível de interpretação e talento fora do comum.”

Júlio Medaglia, maestro

“Das últimas e inúmeras gravações que tenho ouvido da Sonata em lá maior, de Cesar Franck, poucas têm me causado impressão maior do que a execução do violinista Emmanuele Baldini e da pianista Juliana D’Agostini. Tudo nela é claro e bem delineado, sem nenhuma concessão ao romantismo vulgar, o tema cíclico é sempre exposto de forma harmoniosa e reflexiva.”

Isaac Karabtchevsky, maestro

“Não deixe o preconceito se levar pelo rosto de modelo, ou por sua fala franca e juvenil; de ‘louraburra’ ela não tem nada, como mostra o difícil programa de seu disco de estreia, que ela defende com empenho e convicção”

Irineu Perpétuo, Folha de São Paulo

“Juliana é extremamente rápida com os dedos. Além disso, é uma ótima intérprete: sabe reproduzir a graciosidade de Villa-Lobos e o peso de Bach.”

João Carlos Martins, pianista e maestro

“Juliana encanta pela maneira com que supera fraseados complicados – no caso de Liszt – e pela suavidade de seu toque. E pensar que Juliana trabalhou como modelo para poder bancar seus estudos de piano.”

Sérgio Martins, Revista VEJA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s